Convento Franciscano do Recife
O Convento e Igreja de santo Antônio do Recife pertecem à ordem Franciscana, cujo complexo arquitetônico compõem a Capela Dourada e o Museu Franciscano de Arte Sacra, dos mais antigos conjuntos edificados no Recife datando de 1606 – período em que os frades da ordem erguem o convento da Ilha dos Navios, posteriormente denominada Ilha de Antônio Vaz, epaço do atual bairro de Santo Antônio.
Ocupa área doada por Marcos André, senhor de engenho, e em 1613 contava com hospital e oratório dedicados ao então padroeiro do Recife. Passando à fortaleza durante a dominação holandesa, denominando-se nessa época Forte Ernestus, sendo dedicada ao culto Anglicano, para tendimento da Companhia das Índias Ocidentais, que em sua retirada do nordeste, passa novamente à Ordem Franciscana, com novo restauro, acrescentando-o uma enfermaria. O ortaório deu lugar à atual Igreja de Santo Antônio em estilo Rococó. A fachada da igreja conta com cinco arcos redondos – plenos – com outros tês centrais acima dos mesmos, em janelões emoldurados em pedra esculpida, volutas e três óculos redondos – central maior . Frontão com volutas floreadas e brasão da ordem ao centro arrematado por cruz superior e pináculos em labaredas. A torre sineira recuada à direita apresenta coruchéu em bulbos octogonais revestido de azulejos.
Há nas suas dependências grande quantidade de elementos artísticos de grande interesse histórico, mobiliário e diversos objetos sacros. Merecendo destaque grandfes painéis de azulejos que retratam episódios bíblicos. O interior da igreja em nave única, também apresenta azulejos com cenas da vida de Santo Antônio e abóbada de berço donde pendem candelabros ricamente trabalhados. Anexa à igreja tem-se a Capela Dourada, separada por grande arco gradeado, cuja construção data do século XVI por inciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas.
Igreja de Santo Antônio do Convento Franciscano de Santo Antônio do Recife. Detalhe da fachada..
Nenhum comentário:
Postar um comentário