sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Um Pouco de Arquitetura

Tempietto de San Pietro in Montorio

Marco da arquitetura do Alto Renascimento, um tributo aos templos clássicos da Roma antiga, concluída por Donato Bramante - Donato di Angelo del Pasciuccio (Urbino, 1444, Roma, 1514 - Grande estudioso da  geometria de desenho de perspectiva, em muito influenciou a obra de Michelangelo e Rafael).  Executado a pedido do Papa Julio II, entre 1502-1510, situa-se no pátio de San Pietro in Montorio, julgado local do Circo de Nero, onde foi martirizado e crucificado o apóstolo Pedro, marcando o exato local da cruz da São Pedro.

Edifício puramente monumental, um “Pequeno templo” de forma circular que lembra as martyria cristãs (capelas erguidas no local de martírio dos santos), com planta totalmente simétrica.  Consiste de um centro cilíndrico de dois andares, enquadrado em um anel de colunatas dóricas de granito assente sobre plataforma de três degraus, que chegam ao primeiro andar; um friso clássico e belíssima balaustrada, coroado por um domo semicircular.  O andar superior recua em relação a sua balaustrada, com janelas que alternam entre nichos retangulares e semicirculares, janelas que iluminam o interior, com a luz que penetra por uma abertura no domo.  Entre 1543 a 1549 foi incluída uma capela subterrânea, construída em a pedido do Papa Paulo III.

Bramante dedicou-se ao exterior do monumento, quase não decorando o interior.  Como um memorial clássico cristão, internamente branco, apresenta nichos alternados aos externos, com estátuas da escola de Bernini.  Apesar das pequenas proporções, tem a grandeza e rigor dos edifícios clássicos.




DONATO DI ANGELO DEL PASCIUCCIO   BRAMANTE
Tempietto, San Pietro in Montorio, 1502. Roma, Itália.  Vista geral do edifício
Fonte: cprcalahorra.org.



DONATO DI ANGELO DEL PASCIUCCIO   BRAMANTE
Tempietto, San Pietro in Montorio, 1502.  Roma, Itália.  Desenho do edifício atribuídos a Donato Bramante.
Fonte:  http://www.vitruvio.ch



DONATO DI ANGELO DEL PASCIUCCIO   BRAMANTE
Tempietto, San Pietro in Montorio, 1502. Roma, Itália. .  Desenho da Elevação e seção do conjunto Igreja-Tempietto.
Fonte: http://www.pitt.edu:  http://www.pitt.edu/




DONATO DI ANGELO DEL PASCIUCCIO   BRAMANTE
Tempietto, San Pietro in Montorio, 1502. Roma, Itália. Detalhe da colunata, capitel.
Fonte: http://www.bluffton.edu



DONATO DI ANGELO DEL PASCIUCCIO   BRAMANTE
Tempietto, San Pietro in Montorio, 1502. Roma, Itália.
Vista geral do interior.
Fonte: http://www.bluffton.edu

Um comentário:

  1. Uma obra prima da arquitetura do Renascimento. Ainda que pequeno em suas dimensões, é dotado de uma grandeza estética sem precedentes.

    ResponderExcluir